Teoria da administraçao
Etapa 3 - Passo 1
Teoria dos Sistemas Em 1960 a Teoria dos sistemas começou a fazer parte da Administração, surgiu através do trabalho de um alemão chamado LUDWIG VON BERTALANFFY que era biólogo, isso foi após análise em que fez verificação de que existia uma tendência para a integração das ciências naturais e sociais” (CHIAVENATO, 2003, p. 474). A Teoria dos sistemas se tornou parte da ciência administrativa, que baseia-se na proposição de que os sistemas são compostos por subsistemas, ou seja, molécula,célula e órgão por exemplo. Nessa teoria, “as organizações são abordadas como sistemas abertos, com interação e independência entre as partes e com o ambiente que o envolve, tendo várias entradas e saídas para garantir o intercâmbio com o meio” (CHIAVENATO, 2003, p. 496). Com a Teoria dos Sistemas, passamos a compreender melhor o universo de outras ciências. Dando origem a novas denominações como: * sistema solar (Astronomia); * sistema social (sociologia); * Sistema monetário (Economia); * sistema nervoso, digestório e respiratório (Fisiologia) e muitos outros sistemas.
Elementos dos sistemas
Ambiente
Entrada ------ Processador Saída (output)------
(input)
Retroação (Feedback)
· Entrada ou insumos (input) é a força de partida do sistema que fornece material ou informação para a sua operação. São constituídas por recursos humanos, financeiros e materiais.
· Processamento ou operação (throughput) é a conversão das entradas em saídas e representa a etapa de transformação dos recursos em produtos.
· Saídas ou resultados (output) é a conseqüência da reunião dos elementos e relações do sistema. Compreendem as mercadorias, os serviços e as realizações para alcançar os propósitos do sistema.
· Retroação ou alimentação de retorno (feedback) – é o mecanismo responsável pelo equilíbrio e estabilidade do sistema e