teoria da administracao
TEORIA DA ADMINISTRACAO
CUIABÁ -MT
2013
THIAGO ANDRE DE ARRUDA NOGUEIRA –
Desafio de aprendizagem apresentado à Universidade Anhanguera Uniderp - Centro de Educação a Distância, como complemento de avaliação da disciplina de teoria da administração do curso de Ciências Contábeis 2º semestre, período letivo 2013/1.
Orientadores: Professora
CUIABÁ - MT
2013
S U M Á R I O
INTRODUÇÃO
Este desafio tem como objetivo a compreensão do surgimento e evolução das Teorias da Administração.
Justificando suas origens reflexo das necessidades que fazia-se notar com os acontecimentos históricos, e suas mudanças uma tentativa de adaptação a evolução humana.
Teorias que defendiam propostas personalizadas e as vezes até contrárias, mas que visavam todas a um único objetivo:
Eficiência e eficácia nos processos administrativo, através das preocupações organizacionais, e que independente das adaptações, se fazem presentes ate os dias de hoje.
E que apesar das severas críticas sobre as teorias de Taylor e Fayol, podemos afirmar que ambos foram visionários,uma vez que muitos de seus pontos evidenciados, ainda estão presentes mesmo que adaptados aos tempos modernos, nas organizações da atualidade.
DESENVOLVIMENTO
1.1Administração como habilidade humana
Desde os tempos primórdios, o homem já sentia a necessidade de se organizar para que pudesse garantir seu meio de sobrevivência. Esse tipo de organização que pode ser chamada de IN NATU, permitiu que até meados do século XVIII, o homem tivesse todas as etapas produtivas em sua própria casa. Atualmente com a existência da tecnologia e o aumento da velocidade de informação, além da grande concorrência entre os mercados, é