Teoria Da Administra O
Esta teoria teve origem na Revolução Industrial por volta de 1889 e recebeu esse nome em razão de sua tentativa de aplicar métodos científicos aos problemas da administração, com a finalidade de alcançar elevada eficiência industrial.
Sua preocupação original foi eliminar o desperdício e as perdas sofridas pela industria e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas de engenharia industrial.
O precursor da administração cientifica foi Frederick Taylor, que se fundamentou nos seguintes aspectos:
Estudos de tempos e movimentos.
Fragmentação de tarefas.
Especialização do trabalho.
Definição de cargos e salários.
Incentivos salariais de produção.
Convicção de que o salário é a única fonte de motivação do trabalhador.
A administração Cientifica ou Escola Mecanicista é criada por sua visão de organização muito rígida, considerando o homem como uma máquina. Quando, por exemplo, Gilberth estuda a fadiga humana, ele se volta somente para o aspecto fisiológico, enquanto a fadiga mais sutil, a nervosa, é ignorada.
Taylor acreditava que a responsabilidade pelo modo de execução do trabalho não cabia ao operário, mas aos chefes, que passariam a ser encarregados da direção efetiva do trabalho.
Conceito de homem econômico: Segundo a teoria da Administração Cientifica a motivação do homem para o trabalho é exclusivamente material, o trabalhador só desenvolverá o máximo esforço na produção se for materialmente recompensado através de incentivos salariais e prêmios de produção
Princípios básicos de Ford: Henry Ford (1863 – 1947), influenciado por Taylor, concebeu a fabricação de automóveis em fases simples e repetitivas. Assim, os operários aprendiam rapidamente qualquer tarefa.
Ford veio introduzir uma alteração revolucionária deixou o operário de se mover de carro para carro e sim os carros moverem-se de lentamente de operário para operário em que cada operário colocava lentamente as peça, surgindo a linha de