Teoria da ADM
Os primeiros e principais agentes da socialização são nossos pais, ao ensinar a educação necessária, o modo de pensar e conviver com a sociedade, assim, podemos classificar como principal agente de socialização na criança, por ela é que são transmitidos traços de afetividade e apoio.
A socialização secundária do individuo ocorre na escola, onde a figura principal é a professora que nos ensina a fazer amizades com os colegas, brincar e se envolver.
Nessa fase a criança descobre a importância das regras, normas e como deve ser seu comportamento perante a sociedade.
Já na adolescência o individuo possui personalidade própria com diferenças e igualdades. Hoje os meios de comunicações como a internet, televisão e celulares possuem uma grande influência na vida dos jovens que podem ser usados de forma positiva ou negativa. A forma positiva é a socialização através de redes sociais, já a forma negativa é o uso abusivo de sites pornográficos que hoje chegam com facilidade até as jovens.
Quando adulto o individuo expressa para a sociedade todo o aprendizado que adquiriu no decorrer dos anos.
Conclusão e análise da minha própria vida:
Desde criança tive bons exemplos dentro de casa, mesmo sendo criada por tios sem estudos, mas com uma sabedoria de dar inveja, pois perdi meus pais muito cedo.
Em casa junto aos meus primos de mesma idade sempre aprendemos que a educação deve vir em primeiro lugar, respeitar o próximo é o papel principal para vivermos bem perante a sociedade.
Hoje com 20 anos tenho bons amigos, sou decida no que quero e tenho em mente que a base familiar é tudo para que o individuo alcance seus objetivos e viva bem com a sociedade.