teoria da adm
A Administração é praticada desde que existem os primeiros agrupamentos humanos, e muitas das ideias e técnicas da atualidade têm raízes antigas e procuram resolver problemas que as organizações sempre enfrentaram e continuarão a enfrentar.
ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÕES NO: EGITO;ASSÍRIA E BABILÔNIA; CHINA
ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÕES NA GRÉCIA: Os gregos defenderam a especialização e divisão do trabalho, estratégia, planejamento urbano, universalidade da Administração, raciocínio metódico. Assim como a qualidade que para eles era o ideal de excelência e o conceito de qualidade, ligado ao alto nível de desempenho, está bastante atual.
ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÕES EM ROMA:Os romanos selecionavam os trabalhadores para as atividades agrícolas levando em consideração a capacidade física e aptidão para a agricultura e aos capatazes eram exigidos disposição para o trabalho, experiência em trabalhos agrícolas, capacidade para economizar e, principalmente, que o candidato à capataz fosse mais velho que os trabalhadores, afim de impor-lhes respeito.
RENASCIMENTO
Renascimento foi movido por:
* Contribuição do renascimento.
* Valorização do ser humano colocando no centro de todos os tipos de ação.
* Grandes consórcios de empresas privadas.
* Separação entre os papeis do empreendedor e do empregado.
* Invenção da contabilidade moderna.
* Arsenal de Veneza, primeira fabrica a usar o sistema de linha de montagem.
* Administração começa a tornar-se área do conhecimento.
* Maquiavel publica O Príncipe primeiro manual para executivos.
* Surgimento da Hierarquia enxuta do protestantismo.
A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção