Teoria custo e oportunidade
Semestre:2ºSemestre Disciplina:Economia
Nome do Tutor Presencial:
Nome Professor EAD:Ma. Renata Machado Garcia Dalpiaz
Nome dos Alunos:
*Marco Aurelio Miranda Moraes RA:337674 e-mail:marcoaureliom@hotmail.com *Marcos Antônio Fernandes Ferreira RA:346259 e-mail:marcos3zfernandes@hotmail.com *Eva Juliana Estevam Morinigo RA:347394 e-mail:julianamorinigo@hotmail.com *Hellen Reides Pereira RA:334510 e-mail:picochicles@hotmail.com *Aquiano de Oliveira RA:334160 e-mail: aquiano_debora@yahoo.com.br
| |
| |
ETAPA 1:
Aula Tema:Fundamentos Econômicos.
CONCEITO DE CUSTO DE OPORTUNIDADE.
Fonte:www.eac.fea.usp.br
Nem sempre nos textos econômicos a expressão “Custo de oportunidade” aparece de forma explicita. Por vezes os autores utilizam uma expressão sinônima: “Custos alternativos”.
Segundo Burch & Henry 1, foi Frederich Von Wieser quem deu origem à expressão “custo de oportunidade” para definir o valor de um fator de produção em qualquer uso que lhe fosse dado, sendo tal custo de oportunidade “a renda líquida gerada pelo fator (de produção) em seu melhor uso alternativo”.
O conceito de custos de oportunidade pressupõe alternativa viável e, portanto, existentes para o consumidor ou para o empresário. Pressupõe, também, uma decisão efetiva sendo tomada e que, o sendo, acarreta o sacrifício/abandono de outras (s) que não foi o (ram).
Os exemplos da utilização do conceito de custo de oportunidade são freqüentes nos livros consultados apesar de, em alguns deles, não ser alertado ao leitor que, no dia-a-dia da vida de uma empresa não existe, para uma possível decisão a ser tomada, um organismo gerador do custo de oportunidade de tal decisão, de modo que o empresário/administrador possa decidir por ela ou não. Em outras palavras, supondo que há uma decisão possível que conduza a um resultado positivo de$
50. Se houvesse