Educação inclusiva
Como o Administrador deverá agir no recrutamento de funcionário portador de necessidade especial? Quais pontos chaves devem ser observados nesta contratação e qual deverá ser o “olhar” da empresa em que o portador será admitido?
TÍTULO:
TCD Atividade complementar Educação Inclusiva OBJETIVO:
Mostrar de forma clara, como é o processo de recrutamento de um portador de necessidade especial nas empresas e sua adequação no processo produtivo respeitando sempre as os procedimentos da lei 8.213 de 24 de julho de 1991.
JUSTIFICATIVA:
Na elaboração deste trabalho proporciona à nos acadêmicos, os conhecimentos teóricos e práticos quanto à visão de uma busca incessante dos portadores de deficiência para sua inclusão no mercado de trabalho.
A sociedade se beneficia com o estudo, pois os reflexos causados dentro da organização, como a adaptação e contratação de deficientes para cargos distintos contribuem para uma conscientização e responsabilidade social.
INTRODUÇÃO:
O problema do acesso ao trabalho é tema recorrente nas discussões entre grupos internacionais, empresas e governos, sobretudo quando se trata de fomentar oportunidades de trabalho aos indivíduos que possuem alguma espécie de deficiência física ou mental.
Não só o acesso como também a manutenção do trabalhador especial, em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e ávido por qualificações específicas, exigem tratamento legal direcionado, voltado ao fomento de ações de treinamento e de inclusão social, sejam tais ações capitaneadas por órgãos oficiais ou pela sociedade civil.
Neste trabalho buscar-se-á apreender o momento atual, diagnosticando a situação fática em que estão inseridos os trabalhadores com deficiência e o tratamento dispensado a esta categoria de indivíduos à luz de preceitos internacionais como "trabalho decente" e "inclusão social", associando tais noções a princípios constitucionais e de Direito do Trabalho que abraçam conceitos universais: