teoria contabilidade
Passo 1-
Importância das sociedades anônimas no cenário corporativo brasileiro
A Sociedade Anônima, ou S.A. ou ainda Companhia como é conhecida, é umamodalidade de sociedade empresária, que difere dos demais tipos (societários de Bens, de Pessoas ou mista como a Ltda.), por ser uma sociedade de capitais. Sendo assim, a Sociedade Anônima é criada e exercida única e exclusivamente com o escopo de lucrar.A Sociedade anônima assim é denominada por apresentar características próprias e regida por leis especiais assim regidas pelo Direito Comercial.
Sendo assim, uma pessoa física pode se juntar com uma pessoa jurídica e começar a explorar alguns objetivos que há em comum com o outro, obtendo um objetivo econômico. Porém se essa pessoa jurídica cair em inadimplência os sócios terá de arcar com á divida e só será necessário usufruir os bens dos sócios quando os bens da empresa não forem suficientes para quitar a divida da empresa.
No grupo de sócios os acionistas que tem menor poder de opinar sobre as decisões a serem tomadas na empresa são chamados de sócios minoritários e os que possuem maiores partem de ações da empresa são chamados sócios majoritários e portanto as sociedades anônimas podem ser classificadas como abertas ou fechadas.
Abertas: Aquelas que permitem a negociações de ações na bolsa de valores, Essas necessitando de grande volume de recursos financeiros podem captados mediante a emissão e colocação no mercado acionário de valores mobiliários sem precisar recorrer ao crédito bancário, cujos juros são altos, podendo inviabilizar a atividade dos tomadores de empréstimo.
Fechadas: Aquelas que não emitem ações mobiliarias negociáveis nesse mercado.
Ação e seus valores são dirigidos por uma fração do capital social da empresa e assim atingem os valores diferenciados tais como: valor nominal, valor patrimonial, valor de negociação, valor econômico e o preço de emissão. O Valor nominal é quando a companhia estabelece um valor para suas ações, para