Teoria contabil
É fundamental para o desenvolvimento da Teoria Contábil, um domínio adequado dos conceitos básicos da Contabilidade e uma análise das suas características. De igual forma,o desenvolvimento das técnicas de identificação e mensuração dos itens dos relatórioscontábeis contribui para o aperfeiçoamento do seu uso e para a melhoria dos processos de registro e gestão. Para Watts e Zimmerman (1986), o objetivo da teoria contábil, com base no enfoquepositivista, consiste em explicar e predizer a prática contábil.
Quando consegue-se explicar os fenômenos contábeis, com o embasamento da racionalidade natural, do ponto de vista da metodologia indutiva, além de fazer ciência, também desperta no pesquisador anecessidade de raciocinar, analisando as variáveis e suas relações de causa e efeito.
O domínio apropriado do valor econômico de ativos, passivos, patrimôniolíquido, despesas, receitas, perdas e ganhos tornam-se cruciais, demandando a necessidade deestimular a pesquisa acadêmica na busca de metodologias de mensuração de ativos e passivos,que possam fornecer um valor mais aproximado da realidade do patrimônio de uma entidade.O crescente número de investigações empíricas na área contábil vem instigando cada vezmais o desenvolvimento teórico do papel que a Contabilidade exerce na sociedade e nasorganizações.
Conceitos Relevantes de Ativo, Passivo, Goodwill, Receitas, Despesas, Ganhos e Perdas:
Uma Análise do Ensino da Teoria da Contabilidade.
Entender os conceitos e analisar suas características é fundamental para o desenvolvimento da teoria contábil. A mensuração apropriada de ativo, passivo, patrimônio líquido, receita, despesa, perdas e ganhos, são muito importantes e primordiais para que se possa ter com clareza o valor próximo do real patrimônio de uma entidade. Conhecer os valores econômicos é imprescindível para a tomada de uma decisão financeira. Torna-se importante o estudo mais amplo da teoria da Contabilidade para que se possa ter uma melhor