Teoria comportmental da administração
1- Como você caracterizaria o estilo de administração que existe na HP?
Caracteriza-se por suas práticas de recursos humanos, onde ela criou um ambiente interno apropriado, de motivação e estímulo, onde há comprometimento de toda a equipe de trabalho e compartilhamento entre idéias e problemas valorizando também as interações informais dentro da empresa.
2- Em qual dos sistemas de administração de Likkert você enquadraria a HP?
No sistema participativo onde as decisões são totalmente delegadas aos níveis organizacionais, o sistema de comunicação é funcional e flexível, o trabalho é feito em equipes, e as relações baseiam-se na confiança mútua entre as pessoas e não em esquemas formais. Há uma ênfase nas recompensas simbólicas e sociais, embora não sejam omitidas as recompensas materiais e salariais, raramente ocorrem punições, e quando ocorrem são definidas pela equipe.
3- Como você poderia descrever o HP Way?
O HP Way é o jeito HP de administrar os negócios e as pessoas. A Hp criou um ambiente interno apropriado usando suas práticas de recursos humanos, criando assim uma equipe motivada que produz um ótimo trabalho e resultados reais.
Existe uma informalidade, que a empresa acredita que aproxima as pessoas e não quer dizer falta de respeito, criando assim um ambiente de trabalho agradável. O HP Way envolve ética, confiança e respeito ás pessoas, trabalho em equipe, flexibilidade e inovação. E possui quatro políticas principais:
• A HP não discrimina por sexo, raça, idade ou religião. A empresa, ao contrário, tem como estratégia de negócio montar um ambiente de trabalho com a maior possível.
• Na HP, ninguém é demitido sem ter a chance de melhorar seu desempenho.
• A HP não distingue as pessoas pelo cargo que elas ocupam.
• Na HP, a ética é um valor inegociável. Sua ausência é a única falta grave que pressupõe demissão sumária.
4- Até que ponto a Teoria