Teoria Clássica da Administração
1. • Qual a abordagem da Teoria Clássica? Compare-a com a abordagem
da Administração Científica.
Resp.:
Na Teoria Clássica, ao contrário da Administração Científica, buscava-se alcançar a eficiência das organizações por meio do todo organizacional e de sua estrutura para garantir a eficiência de todas as partes envolvidas, fossem elas órgãos ou pessoas. Já segundo a Administração Científica, essa eficiência era alcançada por meio da racionalização do trabalho do operário e do somatório da eficiência individual.
2. • Compare a ênfase nas tarefas (Administração Científica) e a ênfase na
estrutura (Teoria Clássica).
Resp.:
A administração científica caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional, enquanto a teoria clássica caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Também é caracterizada pelo olhar sobre todas as esferas da organização (operacionais e gerenciais), bem como na direção de aplicação do topo para baixo (da gerência para a produção). O modo como Fayol encarava a organização da empresa valeu à Teoria Clássica a impostação de abordagem anatômica e estrutural. 3. • Quais as funções básicas da empresa segundo Fayol? Explique-as.
Resp.:
Funções técnicas: Funções relacionadas com a produção de bens ou serviços da empresa. Funções comerciais: Funções relacionadas com compra, venda e permutação.
Funções financeiras: Relacionadas com procura e gerência de capitais.
Funções de segurança: Relacionadas com proteção e preservação dos bens e das pessoas. Funções contábeis: Relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas. Funções Administrativas: Relacionadas com a integração das outras 5 funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas.
4. • Como essas funções são vistas