Teoria Classica da Administração
Principais Fatores para a Origem da Abordagem
Crescimento acelerado e desorganizado das empresas;
Necessidade em aumentar a eficiência e a competência das organizações.
Administração Científica Frederick Winslow Taylor - EUA - (1956-1915)
Ênfase: Chão de Fabrica – Tarefas
Enfoque: Produção
Observou que um operário produzia menos do que era potencialmente capaz com o equipamento disponível. Conclui-se que o operário não produzia mais, pois seu colega também não produzia. Daí surgiu a necessidade de criar condições de pagar mais ao operário que produz mais.
Primeiro período: Publicação do livro Shop Management (Administração de Oficinas) – 1903
Técnicas de racionalização do trabalho:
Estudos de tempos e movimentos;
Minucioso trabalho de estudo de tarefas;
Proposta de melhores salários e redução de desperdício na produção;
Aplicação de métodos científicos e processos padronizados nas operações;
Empregados devem ser treinados, e deve haver cooperação entre administração e trabalhadores.
Numa Segunda fase do trabalho de Taylor ele concluiu que a racionalização do trabalho do operário deveria ser acompanhado de uma estruturação geral da empresa. Esta empresa padecia de três tipos de problemas:
Vadiagem sistemática por parte dos operários, que vem da época imemorial e quase universalmente disseminado entre os trabalhadores. O sistema defeituoso de administração. Os métodos empíricos ineficientes utilizados nas empresas.
Falta de uniformidade das técnicas ou métodos de trabalho. Para sanar esses três problemas, idealizou o seu famoso sistema de Administração que denominou Scientific Management (Gerência Científica, Organização Cientifica no Trabalho e Organização Racional do Trabalho). Este trabalho é composto por 75% de análise e 25% de bom senso.
Desconhecimento, pela gerência das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização. Taylor via a necessidade premente de aplicar métodos