Ava - Passo 3
O mundo está em constante mudança e a cada ano que passa o Brasil vem crescendo, gerando muitas fontes de empregos, criando novas áreas de atuação e eliminando profissões que antes existiam e hoje não existem mais. Um fator que contribui bastante é o crescimento da economia e o avanço da tecnologia, especificadamente São Paulo, com o surgimento de novas profissões e áreas de já existentes o mercado está bem mais exigente precisando de pessoas qualificadas exigindo que as pessoas saiam em busca de capacitação. Com o surgimento das novas tecnologias, o conhecimento passa a ser um diferencial e as pessoas precisam estar em constante aprendizado. As pessoas que estão acomodadas ficam para trás no mercado de trabalho. É preciso querer mudar e ir buscar conhecimentos para a conquista do seu espaço. Na nossa região há uma ascensão em termos de empregabilidade, cultura, educação, um grande parque tecnológico, além de um pólo de indústrias, o que alavanca um potencial maior para pessoas que buscam crescimento profissional e pessoal.
Com a globalização e inovação tecnológica gerou-se aumento da concorrência, exigindo aumento da qualidade e melhoria contínua nos processos produtivos. Também provocou mudanças no perfil e nas relações do trabalhador que deixou de ser braçal e passou a ser mais intelectual. Hoje o profissional busca educação superior, criatividade, produtividade e espírito empreendedor quem tem três características: sonho, planejamento e trabalho. O universitário deve ser capaz de reconhecer seus conhecimentos, habilidades e atitudes que fazem o profissional empregável. Os fatores que influenciam essa empregabilidade são: planejamento de carreira, aspectos educacionais e de formação, além de variáveis educacionais.
Quando o recém formado tenta se inserir no mercado de trabalho tem que perceber que acontecem mudanças diante das necessidades do ambiente social. A profissão passa a influenciar seu desenvolvimento. A pessoa amplia suas interações