Teoria adm
CRISES ECONÔMICAS MUNDIAIS
1) Quais foram as questões fundamentais que envolveram as Crises de 1929 e 2008? Há correlação entre as duas Crises?
Resp: Gandes instituições financeiras sofrem enormes prejuizos, levando a uma redução drástica do crédito
Muitas instituições financeiras deixam de ter todo o dinheiro nevessário para honrar os compromissos.
Eclosão da crise dos alimentos, no primeiro semestre de 2008, quando parte dos ativos financeiros pelo mundo passa a migrar para o segmento de matérias-primas, levando a um alta nos preços.
Quebra do banco de investimento Lehman Brithers, tradicional instituição financeiras de 158 anos
Qubra de outros bancos, financeiras, seguradoras e montadoras de veículos.
2) Conforme divulgado pela mídia recentemente, quais são as causas da Crise na União Européia (EU), tendo como “estopim” a quebra da Grécia em termos fiscais e monetários?
Resp:Segundo à midia a crise na Europa não tem vínculo com a crise de 2008, conhecida como a crise do sub-prime, crise das hipotecas de risco ou simplesmente denominada popularmente como a crise dos títulos pobres.
A crise da Grécia seria o reflexo da desorganização na politica fiscal do país, e que não surgiu recentemente, é uma herança de governos anteriores que e só agora, com a troca de partido no comando do pais, deixou claro os disfarces empregados nos números e nas contas públicas apresentadas por estes. A analise das contas nesse pais constatou um grave déficit publico estrutural, devido ao aumento dos gastos públicos, impulsionados pela elevação dos salários dos funcionalismos, que praticamente dobraram.
3) Podemos afirmar que as Crises Econômicas Mundiais mostram toda a fragilidade do modelo “Liberal de Adam Smith” sobre o capitalismo contemporâneo? Justifique a resposta.
Resp:Para Adam o trabalho humano determina a prosperidade de uma nação, , a principal delas é a divisão social do trabalho, a escola aborda as causas da crises economicas, as implicações do