Construção de artigo científico
Escrever um artigo científico é uma tomada de decisão e implica no crescimento do profissional. O artigo é a representação em forma de relatório escrito, de forma rápida e coerente a fim de divulgar resultados, através questionamentos, teorias que serviram de base, metodologia empregada, resultados e dificuldades encontradas durante o processo.
2. ESTRUTURA DO ARTIGO
1.Título
2. Autores
3. Resumo
4. O artigo na íntegra
5. Referências.
3. NORMAS DE APRESENTAÇÃO GRÁFICA DO ARTIGO
3.1 PAPEL, FORMATO E IMPRESSÃO
De acordo com a ABNT “o projeto gráfico é de responsabilidade do autor do trabalho”.
Deve-se utilizar papel de boa qualidade, formato A4 (210 x 297 mm), impresso na cor preta, com exceção das ilustrações.
Utiliza-se a fonte tamanho 12 para o texto e menor para as citações longas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações e tabelas. Não se deve usar, para efeito de alinhamento, barras ou outros sinais, na margem lateral do texto.
3.2 MARGENS
As margens são formadas pela distribuição do próprio texto, no modo justificado, dentro dos limites padronizados, de modo que a margem direita fique reta no sentido vertical, com as seguintes medidas:
Superior: 3,0 cm. da borda superior da folha
Esquerda: 3,0 cm da borda esquerda da folha.
Direita: 2,0 cm. da borda direita da folha;
Inferior: 2,0 cm. da borda inferior da folha.
3.3 PAGINAÇÃO
A numeração deve ser colocada no canto superior direito, a 2 cm. da borda do papel com algarismos arábicos e tamanho da fonte menor.
4. TÍTULO
Segundo SECAF Victoria, o título de um artigo “é como uma etiqueta, pois visa atrair o leitor na seleção do que lhe interessa. Assim, o trabalho será lido, discutido e citado e, dessa forma, irá contribuir para o desenvolvimento da ciência.” O título do artigo pode ser classificado como: corrente, sintético, analítico, genérico e restritivo. O ideal para o título é utilizar até sete palavras, e a