Teoria adm
Prof: Emanuel Neiva
Etapa 1
INTRODUÇÃO
Em todas as disciplinas seja ela exata humana ou biológica, é de fundamental importância o estudo aprofundado dos primeiros pensadores de determinado assunto, bem como de suas respectivas teorias, princípios e fórmulas. O trabalho tem como objetivo compreender o surgimento das teorias da administração, da evolução humana, identificando os problemas quais essas teorias pretendiam solucionar, trata-se também da Administração ser uma habilidade humana e aborda os acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das teorias. As características marcantes principalmente de Taylor evidenciaram suas contribuições para época, apontando as razões que fizeram surgir às abordagens Humanísticas, Neoclássica e Estruturalista da Administração. Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. Existem três aspectos chaves que devem ser apontados nesta definição: dá maior ênfase ao elemento humano na organização, focaliza a atenção nos resultados a serem alcançados, isto é nos objetivos em vez de nas atividades, incluiu o conceito de que a realização dos objetivos pessoais de seus membros deve ser integrada à realização dos objetivos organizacionais é administrar a ação através das pessoas com objetivo bem definido Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar.
ADMINISTRAÇÃO UMA HABILIDADE HUMANA
As habilidades de administração podem ser natas ou inatas, ou seja, as pessoas nascem e desenvolvem suas habilidades próprias e outras são adquiridas com estudos, pesquisas, de acordo com a necessidade e motivação de cada indivíduo.
Temos três tipos de habilidades que o administrador deve desenvolver para buscar as melhores maneiras de administrar e desenvolver seu papel dentro das organizações;
Robert L. Katz classificou-as em três grandes habilidades, essas que o administrador deve