Teorema de thevenin
ELÉTRICA
Eletricidade I
Teorema de Thevenin
Professor: Agusto F. Brandão Júnior
Sorocaba / SP
23/09/13
1. OBJETIVO
O objetivo deste experimento é realizar realizar o estudo do Teorema de Thevenin
2. INTRODUÇÃO
O teorema de Thevenin estabelece que qualquer circuito linear pode ser representado por uma fonte de tensão em série com uma impedância. Esse teorema é muito utilizado para transformar um circuito complexo em apenas dois elementos a partir de um determinado ponto, constituindo globalmente uma fonte de tensão com resistência interna Para calcular o equivalente de Thèvenin, pode ser construídos em duas etapas:
1. Determinar a Resistência de Thèvenin. Essa resistência é aquela vista do ponto onde se desejada reduzir o circuito. Neste caso colocamos a fonte de tensão em curto e as fontes de tensão em chave aberta.
1.1 Eliminando as fontes de corrente e tensão
2. Determinar a tensão de circuito aberta no ponto onde se deseja reduzir o circuito.A tensão de Thèvenin (Vth) é a tensão entre os terminais A e B do circuito quando eles estiverem em aberto. A resistência de Thèvenin (Rth) é a resistência total existente entre os pontos A e B em aberto (sem carga) e com todas as fontes desativadas.
Com a tensão Vth e a resistencia Rth, monta-se um circuito com apenas uma fonte e um resistor, mais os componentes que foram retirados nos pontos em que o teorema de Thevenin foi calculado.
1.2 Circuito resultante de Thevenin
3. PARTE EXPERIMENTAL
3.1 Materiais Utilizados
Para este experimento, foi utilizada uma placa de circuitos elétricos nº3, duas fontes variaveis (0-30VDC), seis cabos banana-banana, resistores de 680Ω, 820 Ω, 1k Ω e dois multimetro digital.
3.2 Procedimento Experimental
Inicialmente, deve-se fechar um curto circuito, conectar o ohmimetro e medir a Rth do circuito, como