entrevista letramento
Estar alfabetizado é saber ler, escrever, e ser capaz de compreender e entender o que se lê, e do que se escreve. (Marta Chiarinotti Marcilio)
Para ser alfabetizado não é suficiente saber escrever o nome, e ler instruções simples, não é apenas decodificar sílabas, juntar as letras para se formar palavras, vai muito além, é dar significado às palavras, é saber se expressar através da leitura e da escrita, e compreender a leitura.
Estar alfabetizado é dominar o código da escrita, é mais que uma simples decodificação, é saber ter clareza no que se escreve, pois, ler e escrever tem a função de comunicar algo. O aluno alfabetizado consegue escrever com independência, e esse processo deve acontecer nos primeiros anos do ensino fundamental, mas essa aprendizagem depende de cada indivíduo para que ela seja bem sucedida.
Por isso a criança desde cedo precisa ser estimulada a leitura, e cabe a família incentivar comprando livros de histórias infantis, revistas em quadrinhos, porque até mesmo a leitura através da observação de desenhos, a criança desenvolve e conta suas próprias histórias. É assim que se começa a ser alfabetizada, adquirindo conhecimentos, tendo uma visão mais ampla que vai além de palavras e letras.
É preciso que os alunos tenham uma formação mais significativa do ponto de vista cultural e social da leitura e da escrita, que são habilidades que permitem ao indivíduo interagir e se inserir na sociedade, mas não basta apenas saber ler e escrever para atender às exigências, é necessário ter capacidade de entender os significados das palavras nos variados contextos da sociedade.
O que significa estar alfabetizado
Estar alfabetizado significa mais do que saber ler e escrever, de decodificar e memorizar.
Estar alfabetizado vai além de dominar a leitura e a escrita, é também ser capaz de interpretar e produzir diferentes tipos de textos, de um modo legível e compreensível, conseguindo expressar