TEOR E COMPOSIÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DE CINCO ACESSOS DE MENTRASTO.
1. As destilações são amplamente empregadas para separar os compostos voláteis de interferentes não voláteis. Quando o líquido a ser destilado é uma mistura de solventes a serem separados, pode-se realizar uma destilação fracionada com coluna. Em situações onde o líquido a ser destilado deve ser separado de uma impureza ou aditivo que possui ponto de ebulição mais elevado, pode-se proceder a uma destilação simples à pressão reduzida (em tal procedimento, a destilação do componente principal ocorre em mais baixa temperatura).
Separação por extração é a extensão segundo a qual os solutos, quer inorgânicos quer orgânicos, distribuem-se entre duas fases líquidas imiscíveis difere significativamente e essas diferenças têm sido empregadas por décadas para realizar as separações de espécies químicas. A extração com solvente é um método amplamente utilizado para separação de substâncias. Desde que, estas apresentem uma diferença de solubilidade. A extração do produto desejado se dá pela adição de um solvente capaz de solubilizar a substância e ao mesmo tempo não ser solúvel em água. Portanto, neste processo, seriam obtidas duas fases: uma fase orgânica contendo o produto desejado e uma fase aquosa contendo os subprodutos.
O evaporador rotativo é usado na remoção rápida de grandes quantidades de solventes voláteis, sob pressão reduzida, de uma solução. O princípio de operação é baseado em uma destilação, conduzida sob vácuo, no qual o ponto de ebulição das substâncias é menor do que à pressão atmosférica. A rotação do frasco de destilação aumenta a taxa de remoção do solvente e diminui o risco da projeção da solução a ser concentrada. O evaporador rotativo é constituído basicamente de um frasco de destilação, de fundo redondo; um frasco coletor, fundo redondo; duto de vapor; condensador em espiral com entrada e saída para líquido refrigerante e do vácuo e torneira de vedação, além do