Teor de umidade da madeira
Faculdade de Tecnologia
Departamento de Engenharia Florestal
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE DA MADEIRA DE Eucalyptus urograndis POR ESTUFA E MEDIDORES ELETRICOS.
BRASÍLIA – DF
2013
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE DA MADEIRA DE Eucalyptus urograndis POR ESTUFA E MEDIDORES ELETRICOS.
Relatório de aula prática apresentado a disciplina de Secagem e preservação da madeira, Departamento de Engenharia Florestais da Universidade de Brasília UnB.
BRASÍLIA – DF
2013
1 INTRODUÇÃO
A madeira é um material natural proveniente das árvores que possuem grande quantidade de água indispensável ao seu desenvolvimento, na qual, uma árvore viva pode conter desde 35% até mais de 200% de teor de umidade. Assim sendo, após a obtenção da madeira é necessário diminuir o seu teor em água, garantindo melhor qualidade para fins comerciais, para isso determinar o teor de umidade e destino da madeira, visto que a secagem da madeira varia potencialmente com a utilização.
Esta prática traz uma série de benefícios à funcionalidade da madeira, uma vez que, estabiliza as dimensões da madeira, diminuindo contrações e expansões, reduzindo as chances de empenos e rachaduras, reduz também os riscos de manchas e apodrecimentos, além do peso, facilitando o transporte e também aumentando a resistência mecânica, uma vez que, com o aumento do teor de umidade da madeira observa-se uma diminuição em sua resistência mecânica, esta variação na resistência é mais sensível para baixos teores de umidade, e é praticamente desprezível para elevados teores de umidade (Logsdon, 1998). Ou seja, a secagem correta proporciona melhoria das características de trabalhabilidade, redução da movimentação dimensional, do ataque por fungos e insetos e maior controle de defeitos.