teor critico
O teor crítico, é teor que paga exatamente o preço da operação de lavra, sem lucro ou prejuízo. Teor de corte, ou cut-off grade, é a soma do teor crítico, com o lucro pretendido. Ou seja, é o teor mínimo para se atingir um lucroconsiderando os preços de lavra, transporte e beneficiamento, levando em conta o preço de mercado do minério, e uma margem para possível flutuação desse valor. O teor limite, é o menos teor que pode ser misturado ao teor de uma camada que está em processo de desmonte, de tal forma que ainda se atinja o cut-off. Isso permite uma maior vida útil da mina, além de uma lavra mais completa da jazida, ainda atingindo o lucro definido. A definição do cut-off e teor limite, são cruciais para a definição de como se dará a lavra. Se haverá blendagem, e de quanto será a mistura. Qual teor deve ser extraído, de acordo com o preço de venda do minério. Esses fatores influem na ordem dos desmontes na mina. O teor crítico é aplicado diretamente no valor do cut-off, que por sua vez está relacionado ao teor limite.
2.Minérios de origem ígneo-magmática, metamórfica e sedimentar no Brasil, incluindo os lateriticos para fins de lavra e beneficiamento.
3.Principais diferenças entre minérios singenéticos e epigenéticos para fins de lavra e beneficiamento. Os depósitos de minério, são teoricamente melhor classificados segundo sua gênese, já que esta classificação abrangeria com mais eficiência, morfologia e conteúdo do corpo de minério. Quanto ao tempo de formação do corpo, é dito singenético, quando formado simultâneamente à rocha encaixante. Epigenético quando formado posteriormente.
Quanto a lavra, um maior conhecimento do depósito, pode garantir a segurança da explotação bem como a maximização de sua rentabilidade. A lavra de depósitos singenéticos sempre exige a manipulação da rocha em que o minério é formado. Já no caso dos epigenéticos, o minério pode estar apenas colocado na