Teologia
RESUMO
Verificar junto a escola possíveis dificuldades que a escola apresenta ao estabelecer relações cotidianas de qualidade com o aluno diagnosticado com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), permeia por preconceitos e desconhecimentos. As relações que se desenrolam no ambiente escolar reforçam, para o aluno com este transtorno, o papel cristalizado no insucesso e no fracasso escolar, impossibilitando-o de ressignificar sua ação como indivíduo criativo.
PALAVRA-CHAVE: Relações - TDAH - Fracasso escolar
RESUMEN
Señale las dificultades que la escuela tiene para establecer relaciones con los estudiantes de calidad todos los días con diagnóstico de Trastorno por Déficit de Atención e Hiperactividad (TDAH), penetra con los prejuicios y desconocidos. Las relaciones que se producen en el entorno escolar refuerza a los estudiantes con este trastorno, cristalizado papel en el fracaso y el fracaso en la escuela, lo que hace imposible replantear su acción como un individuo creativo.
CONTRASEÑA: Enlaces - TDAH - Fracaso escolar
1. INTRODUÇÃO
É comum ouvir falar de crianças hiperativas, que não conseguem ficar paradas, correm de um lado para o outro, escalam móveis vivem “a mil”, como se estivessem “ligadas na tomada”; ou aquelas desastradas, desajeitadas, que não conseguem prestar atenção em nada, que sonham acordadas e que se distraem ao menor dos estímulos. Sem se falar que a maioria das crianças apresentam dificuldades de aprendizagem e de relacionamento, transformam a sala de aula em um campo de batalha, gerando incompreensões de pais, amigos e professores.
Segundo Ana Beatriz Barbosa Silva, psicóloga, em sua obra: Mentes Inquietas ressalta que os mecanismos exatos que regem o comportamento do TDAH ainda não são totalmente compreendidos devido a enorme complexidade dos sistemas cerebrais