teologia
TEOLOGIA BÍBLICA DO ANTIGO TESTAMENTO
Lição 1
Não com muita documentária, mas com muito carinho passamos a fazer uso em seus estudos desejo que ela sirva para informar aqueles que dela fizerem uso em seus estudos de um caminho mais apropriado para um aprendizado eficaz. Passamos a dar tão somente algumas informações do primeiro capitulo que tem como tema: “As Ciências Bíblicas e Teológicas do Velho Testamento”, exaradas nas páginas 09 a 31 do livro de teologia bíblica do V.T. escrito por ªR. Crabtree, e nas páginas 65 a 75 do livro Arqueologia Bíblicas, escrito pelo mesmo autor.
1 – As Ciências Bíblicas e Teológicas do Antigo Testamento
A – A origem histórica da fé de Israel
1) Israel nasceu no ambiente histórico de três mil anos da civilização. As Nações antigas haviam desenvolvido as suas culturas, com a produção de uma vasta literatura, além do animismo e outras formas primitivas da religião, ufanando-se dos sistemas elaborados de seu culto politeísta.
2) Sob a orientação de Moises como profeta de YHWEH, ou Javé “que representa o nome inefável de Deus”, a fé de Israel representa um rompimento definitivo com o politeísmo, e não um desenvolvimento que resultou finalmente no monoteísmo dos profetas.
3) Ninguém pode entender o V.T., à luz do novo conhecimento das ciências bíblicas, sem reconhecer a mutação radical da religião que resultou das experiências dos israelitas com Javé na sua libertação do poder do Egito.
4) É difícil acreditar que Moisés que venceram os egípcios, a fé de Moisés, e a confiança do seu povo, também nega que a libertação fosse fortuita ou acidental. Desde o tempo patriarcal os hebreus tinham certeza das suas comunicações com o TODO-PODEROSO. EL SHADDAI. (GEN.12:-3: 17:1-27), e nessa história parece-nos Abraão ter sido o princípio.
B – O Conceito Bíblico Da História
1) A origem histórica da religião de Israel forneceu aos escritores bíblicos a chave para a interpretação