Teologia
1. O que significa a auto manifestação de Deus? Por que ela teve um o objetivo relacional?
Auto manifestação é a Bíblia como mensagem de Deus para o homem. Ela tem um objetivo relacional porque Deus não teve como objetivo nos dar uma Bíblia para que simplesmente conheçamos sobre as coisas de Deus, mas sim, que o conhecimento sobre as coisas de Deus nos levasse ao conhecimento de Deus.
2. Explique as duas categorias teológicas de Revelação?
Revelação Geral – Deus se manifesta através da natureza, da história e da constituição do ser humano, são pontos que através da observação, meditação, contemplação, reflexão e pela própria busca da divindade pode se conhecer Deus.
Revelação Especial – Deus se revelou aos profetas e aos escritores sagrados, e podemos ter acesso a estas comunicações e manifestações através das Escrituras Sagradas. Deus também se revelou por meio de seu Filho Jesus Cristo.
3. O que significa dizer que a Revelação foi de natureza antrópica e analógica?
Revelação de natureza antrópica ocorre quando Deus usa maneiras e meios humanos, naturais e comuns para se revelar.
Revelação de natureza analógica ocorre quando Deus faz uso de aspectos do nosso universo de conhecimento para que possamos compreender os paralelos da verdade
4. Por que a encarnação do Filho de Deus foi tão especial no que se refere à Revelação?
Quando Jesus falava era o próprio Deus falando. A encarnação de Jesus revelou com máxima perfeição o caráter de Deus. Através dele, Deus vivia entre os homens e manifestava as suas qualidades, atributos e emoções.
5. Por que há implicações para o homem e para a Igreja quanto à Revelação?
O homem será responsável por não corresponder à revelação geral que possui sobre Deus, e por suprimi-la de forma deliberada. Já a igreja carrega a responsabilidade de pregar o Evangelho e fazer o seu Deus conhecido por todos devido a grande impossibilidade de uma pessoa conhecer a Deus sem uma revelação