teologia
Para reproduzir os móveis de estilo histórico, os fabricantes do século XIX utilizaram vários métodos: chapados que encobriam madeira barata, talhados e estampas de baixa qualidade aplicados em móveis de baixo preço e construídos com pouco cuidado, etc.
Como reação à supressão da originalidade e à degradação da qualidade que a produção em massa provocou, foi criado, no início da década de 1860, o chamado movimento Arts & Crafts (ou, simplesmente, artes e ofício), com a intenção se buscar um retorno às tradições artesanais da Idade Média. Em 1890, o movimento já tinha se expandido pela Europa e América do Norte.
As idéias de William Morris, seu precursor, e de seus seguidores são consideradas como a fonte do design de mobiliário moderno.
Linhas retas: Móveis futuristas e cheios de estilo
Não é de hoje que linhas retas estão com tudo na decoração e nos móveis, há anos que elas conquistam os olhares e transmitem um ar de sofisticação e organização.
Aliadas com cores neutras e um ambiente clean ficam perfeitas, só de entrar no lugar você consegue sentir o equilíbrio e serenidade dos móveis.Uma combinação legal para ambientes nesse conceito são os pequenos detalhes, objetos que quebrem de leve o olhar dinâmico das linhas sem tirar o sentimento de organização. No caso dos móveis sob encomenda, cabe mencionar a presença de uma multiplicidade de micro e pequenas empresas, em geral marcenarias, cuja matéria-prima básica é a madeira compensada conjugada com madeiras nativas. Seus equipamentos e instalações são quase sempre deficientes e ultrapassados (o que gera muitas imprecisões nas medidas) e o trabalho ainda é predominantemente artesanal. O produto final é destinado principalmente ao mercado doméstico.
Em contraste com os móveis retilíneos – que são lisos, sem detalhes sofisticados de acabamento, com desenho simples de linhas retas –, os móveis torneados apresentam muitos detalhes de acabamento,
misturando