TEOLOGIA SISTEMÁTICA V SOTERIOLOGIA
TEOLOGIA SISTEMÁTICA V SOTERIOLOGIA
Aparecida de Goiânia – GO, maio de 2007.
HELTON DOUGLAS SILVA
TEOLOGIA SISTEMÁTICA V SOTERIOLOGIA
Trabalho da FATEID – Faculdade de Teologia Evangélica da Igreja de Deus.
Disciplina: Teologia Sistemática V.
Professor: Jeová
1º Semestre do ano de 2007.
Aparecida de Goiânia – GO, maio de 2007.
Deus decreta todas as coisas, Ele é soberano e reina sobre todas as coisas. O homem possui a livre vontade.
]
Concepção de Salvação.
Salvação é a aplicação da obra de Cristo na vida do individuo. Por conseguinte, a doutrina da salvação é de interesse e importância especial, já que diz respeito a mais crucial de nossas necessidades.
Há varias opiniões com respeito à salvação e o tempo. Alguns cristãos entendem que a salvação se completa basicamente no inicio da vida crista, ou seja, assim que a pessoa decide aceitar Jesus como seu Salvador e Senhor e afirmam: “Fomos Salvos”. Outros por sua vez defendem que a salvação é um processo por isso afirmam: “estamos sendo salvos”. Por fim existe outra linha de pensamento que diz que a salvação é algo que receberemos no futuro mediante a isso devemos dizer: “seremos salvos”.
A natureza e o lugar da necessidade
O problema básico do homem é a separação de Deus. A necessidade é que este relacionamento que foi rompido seja restaurado entre Deus e a criatura.
No entanto a salvação implica a remoção de ruptura dentro da raça humana, a cura de relacionamentos pessoais e sociais.
O meio da salvação
No catolicismo romano tradicional crer-se que a graça é recebida principalmente por meio de um ato físico externo. Outros pensam que a salvação é transmitida por um ato moral. No cristianismo crer-se que a