Teologia Prática
Validação de crédito e diplomas
Módulo 1
Nome: Adriano José Alves
Resposta da pergunta (1):
Tanto no Antigo como no Novo Testamento a Bíblia ordena à igreja que ministre o ser humano como um todo. Isto quer dizer que se deve atender tanto às necessidades físicas, psicológicas, emocionais, relacionais quanto às espirituais, que estão intensamente relacionadas, ainda que sejam separadas em termos funcionais.
Nas Escrituras vemos Deus cuidando da totalidade do homem providenciando recursos para que este estivesse em harmonia consigo mesmo, com o mundo que o cerca e com o próprio Deus. Somos convidados a seguir o exemplo de Cristo que se compadecia das multidões e se importava com suas necessidades em todos os âmbitos.
O evangelho se propõe a alinhar a criação caída ao plano original dando-lhe dignidade e restaurando a Imago Dei. Não podemos em hipótese alguma desassociar ou desmembrar o ser complexo e completo que Deus se esmerou em criar. Somos Sua imagem. A igreja, que é sede do Reino de Deus na Terra, é incumbida de continuar a obra de restauração do homem e deve fazê-lo implantando e executando através de ações práticas de compaixão e de serviço a justiça de Deus.
Deus não está apenas interessado no espírito do homem, Ele deseja ser glorificado no homem total (relações interpessoais, finanças, mordomia do corpo etc.). Não existe uma área de nossas vidas que não esteja relacionada a Deus. Ele é Senhor de tudo e quanto mais nos relacionarmos com Ele, aprenderemos que não existem linhas que dividam o espiritual do não espiritual. Segundo Tito 1:15, ...“todas as coisas são puras para os puros”.
A Teologia da Missão Integral nos encoraja a sairmos da contemplação e irmos para a ação. Fazendo assim estaremos glorificando a Deus não apenas em nossas reuniões solenes, mas servindo a Deus quando olharmos para o nosso semelhante. “E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus