teologia na reabilitação do dependente químico
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UM MODELO GENÉRICO PARA ANÁLISE E ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA
INTEGRANTES: Bruna Franciela Valverde Daiana Fernandes dos Santos Thaís Francine Gonçalves Vanessa Leila da Costa
Belo Horizonte
1º sem/2013
Muitos estudos organizacionais e estratégias gerenciais vem sendo aprimorados e apresentados para dar uma orientação às empresas com relação à responsabilidade social.
Cada empresa tem um posicionamento diferente com relação aos princípios e valores da cultura dominante em sua gestão do perfil cultural e legal em que ela realiza suas operações, o que reflete na orientação estratégica para a responsabilidade social empresarial.
A responsabilidade social tem seu aspecto econômico-financeiro e aspecto jurídico-legal. O responsável pela parte social é o Estado, e não a empresa, assim como os aspectos legais e fiscais. Assim, a contribuição voluntária deveria partir da pessoa física e não da pessoa jurídica, pois significa um imposto sobre os lucros.
A gestão de Recursos humanos tem como responsabilidade básica a Responsabilidade Social Empresarial, que também inclui códigos de conduta, de políticas de qualidade de vida no trabalho, de participação nos lucros, de oportunidades iguais e de padrões e acordos internacionais que servem de parâmetro para auditorias e certificações.
Orientações sobre responsabilidade social:
Orientação para as relações com fornecedores e compradores: faz com que a responsabilidade social mantenha-se pertinente às atividades comerciais e de operação do negócio, percorrendo a empresa e se transpondo para a cadeia de produção e consumo. A base é p comércio