teologia aplicada
A
TEOLOGIA
APOSTILA Nº 01
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO Cap. 1 — INTRODUÇÃO À TEOLOGIA
Cap. 2 – TEOLOGIA DA REVELAÇÃO
Cap. 3 – CONTEXTO HIST.DOUT. DA REVELAÇÃO
Cap. 4 - CONCEITO DE REVELAÇÃO NO SEC.XX
Cap. 5 - REVELAÇÃO GERAL E ESPECIAL
BIBLIOGRAFIA ( em separado )
INTRODUÇÃO
Estudaremos neste módulo o significado e o propósito da teologia como ciência de Deus e das coisas a Ele relacionadas. Apresentaremos algumas definições e conceitos de teologia, e falaremos sobre seus propósitos, sua necessidade, possibilidade, fontes e métodos. Analisaremos suas divisões e respectivas subdivisões. Teremos uma vista geral sobre a fonte autorizada da teologia cristã, que é a Bíblia, as sagradas escrituras do Antigo e Novo Testamento. Dois ensaios de expertos no assunto complementarão o pano de fundo desta discussão sumária.
Uma introdução, como o próprio nome indica, não passa de uma exposição breve à guisa de preparação para o estudo mais aprofundado de uma matéria. Portanto, estudaremos aqui apenas os elementos, os rudimentos iniciais da teologia. Bom estudo!
Capítulo I
INTRODUÇÃO À TEOLOGIA
I. A Natureza da Teologia
Definição. A palavra “teologia” compõe-se de dois termos gregos theos, “Deus” e logos, “estudo”, “discurso”, “doutrina”. Etimologicamente, portanto, teologia significa o estudo racional sobre Deus, ciência de Deus ou estudo das coisas divinas. Uma definição mais completa, suficiente para todos os efeitos práticos, seria: Teologia é a ciência que trata do estudo de Deus e de Suas relações com o homem, o universo e a verdade religiosa.
Embora não encontrada nas Escrituras, a palavra teologia é bíblica em seu caráter. Em Rom.3:2 encontramos ta logia tou Theou (os oráculos de Deus); em 1 Ped. 4:11 encontramos logia Theou (oráculos de Deus), e em Luc.