Instituto Superior de Teologia Aplicada
Resenha Critica
-Francisco Rodrigo Alves da Silva
-Biomedicina
-2º Semestre
-Noite
Sobral-CE, 10 de março de 15.
Documentário: “Politicas Publicas no Brasil”
Politicas Publicas no Brasil: Ministério da saúde
Produtor: Tapiri cinematografia
Local: Tapiri-SP
Inicio do século XX, considerado o século da ciência. O qual mesmo com o desenvolvimento da ciência as doenças estão afetando a população de forma desacerbadas e a procura de curas aumenta.
O documentário aborda as epidemias no Estado de São Paulo. Como: febre amarela, varíola, tuberculose, cólera, entre outras. No entanto a classe atingida era os que estavam à margem da população, os “pobres”.
Devido às imposições dos mesmos, militares começaram a impor ordem, perseguir e ate mesmo leva-los a morte. Com o passar dos anos, revoltas passaram e greves de operários aconteciam. Devido à vinda de europeus para o pais, trouxeram doenças jamais esperadas, como a gripe espanhola em 1918. Com tantas doenças, os médicos ficaram desnorteados.
Em 1923, foi criada a lei Eloy Chaves, o que significou uma incipente assistência e saúde e previdência social, a partir desse momento a família passou a ser o centro da atenção. Em 1930 foi anunciada a centralização e uniformização das instruturas da saúde, sendo assim, dando direito aos cidadãos também assistência hídrica, salarial e saúde coletiva.
Foi criada SESP, o qual o sistema falava que o serviço era especial para sociedade em coletivo. Mesmo assim, médicos mantinham imposições, pois os investimentos nos estudos eram precários.
Em 1950 houve o investimento no espaço da saúde, modernizando e começando uma nova era, com a criação do ministério da saúde houve um fortalecimento e as ações na saúde pública com médicos e especialistas, criação da assistência da saúde publica para todos com hospitais novos e vários leitos.
No entanto, embora esses avanços tenham sido importantíssimos para a o controle da proliferação