Teodolito - Caracteristicas e metodo de uso
Em topografia, os parâmetros essenciais para qualquer determinação geométrica, são as distâncias e os ângulos.
Com a crescente evolução no ramo da eletrônica, principalmente no período pós Segunda Guerra Mundial, houve também, consequentemente, uma evolução nos equipamentos utilizados na realização das medições das grandezas citadas anteriormente, fazendo com que a participação do operador na obtenção de dados no campo se tornasse menos árdua. Com relação aos teodolitos as inovações se deram, quase que exclusivamente, ao sistema de leitura dos limbos e no desenvolvimento do sensor eletrônico, que compensa automaticamente a inclinação do equipamento.
O relatório abaixo tem como objetivo descrever os procedimentos utilizados para deixar o teodolito pronto para uso e, além disso, demonstrar como é feito um levantamento topográfico.
2. Fundamentação Teórica
Teodolito é um instrumento óptico utilizado na topografia, destinado a realizar medições de ângulos horizontais e verticais e, além disso, direções horizontais.
Podem ser classificados em:
- Pela finalidade: Topográficos, geodésicos e astronômicos;
- Quanto à forma: Ópticos-Mecânicos ou eletrônicos;
- Quanto à precisão: Precisão Alta, Média ou Baixa;
Qualquer tipo de teodolito é composto por:
Tripé;
Base;
Luneta de visada;
Limbos(vertical e horizontal);
Nível circular;
Nível Tubular;
Parafusos “calantes”;
Parafusos micrométricos;
3. Materiais utilizados
Material
Quantidade
Teodolito
1
Régua
1
Piquete
1
4. Procedimento experimental
4.1. Preparação do Teodolito
Para se usar a maioria dos teodolitos é necessário, antes de qualquer coisa, realizar três procedimentos de “nivelamento” entre a estrutura que sustenta o aparelho e o terreno. As únicas exceções são os teodolitos mais modernos, por já possuírem sensores eletrônicos que já compensam esse “desnível”.
Os três procedimentos são: Centrar, nivelar e calar.
1.
2.
3.
4.
4.1.1. Centrar
A primeira parte do