usos da topografia na arq
Vamos analisar a seguir a importância da topografia na construção civil, seu campo de trabalho, suas relações e soluções arquitetônicas em que ela pode ajudar.
Analisaremos também um estudo de caso, que deixa claro a intervenção da topografia.
A IMPORTÂNCIA DA TOPOGRAFIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Na construção civil, a topografia é a geração de dados digital ou eletronicamente que serão aproveitados na elaboração de um plano de construção eficiente e seguro.
A topografia é conhecida como o estudo da superfície terrestre e suas características e formas. Esta ciência também oferece a descrição das características do solo, representada nos mapas. Mais especificamente, o levantamento topográfico envolve a coleta de informações sobre o terreno, os pormenores dimensionais da superfície, incluindo o reconhecimento do relevo específico.
Relacionando a topografia com a construção civil, vem a analise topográfica que é utilizado para diversas aplicações, tais como planejamento militar, exploração geológica, engenharia civil, construção civil, obras públicas e trabalhos de recuperação. Dependendo do tipo de aplicação, os objetivos da utilização da informação topográfica podem variar. Por exemplo, a informação detalhada a cerca de um determinado terreno, contendo todas as características da superfície, é importante para o planejamento, a concepção e a implementação de projeto de engenharia civil ou de projetos de obras públicas. Em outras palavras, levantamentos de topografia auxiliam o planejador a determinar as características da superfície terrestre em termos de coordenadas (latitude, longitude e altitude). Da mesma forma, os estudos topográficos ajudam a identificar características específicas referentes a padrões típicos de uso da terra e da cobertura vegetal.
São imensos os campos de trabalho da topografia, relacionando na engenharia e na arquitetura. Sendo indispensável e uso dela para estudos, formas e