TEOCRACIA OK
A teocracia é um termo de origem grega que significa “governo divino”. Acabamos definindo teocracia como todo governo em que justificativas de natureza religiosa orientam a formação do poder instituído. Na maioria dos casos, o chefe político é visto como um representante direto de alguma divindade ou até mesmo chega a assumir a condição de divindade.
Desde as civilizações da Antiguidade, é possível observar que a teocracia tem uma grande presença na organização política de alguns povos. O maior exemplo disso é o governo que aconteceu no Egito Antigo, quando o faraó era adorado como filho do deus Amon-Rá e reconhecido como a encarnação de Hórus, o deus-falcão. Para os egípcios, a oferenda de sacrifícios e a felicidade pessoal do faraó eram fundamentais na manutenção de uma relação saudável com as outras divindades.
O estado teocrático é um país ou nação que possui um sistema de governo que se submete às normas de uma religião específica. Todas as regras que giram em torno das ações políticas, jurídicas, de conduta moral e ética, além da força policial deste modelo de governo estão baseadas diretamente a doutrinas religiosas.
Na maioria dos Estados teocráticos, os representantes estão ligados diretamente ou indiretamente ao clero (igreja ou doutrina religiosa), sendo considerados assim como "porta-vozes" do deus ou deuses que governam e protegem aquela nação.
Atualmente, entre os Estados teocráticos existentes no mundo está o Vaticano, que é representado pela Igreja Católica; o Irã, que funciona tendo como base a República Islâmica; e Israel, que segue as doutrinas de um Estado Judeu.
TEOCRACIA ISLÂMICA
O Líder da teocracia islâmica atualmente é o Irã (uma república islâmica, que tem como religião oficial o xiismo duodecimano). A teocracia Islâmica é composta por um poder legislativo, um executivo e um judiciário. O poder legislativo é unicameral, ou seja, ele é formado por uma única assembleia