Teníase e Cisticercose
Classe Cestoda
Grupo de parasitos, hermafroditas, de tamanhos variados, encontrados em animais vertebrados. Apresentam o corpo achatado dorsoventralmente, são providos de órgãos de adesão na extremidade mais estreita, a anterior, sem cavidade geral, e sem sistema digestório.
Os cestódeos mais frequentemente encontrados parasitando os humanos pertencem à família Taenidae, na qual são destacadas Taenia solium e T. saginata.
Didaticamente, a teníase e a cisticercose são duas entidades mórbidas distintas, causadas pela mesma espécie, porém com fase de vida diferente.
Teníase e Cisticercose
A TENÍASE é uma alteração provocada pela presença da forma adulta da Taenia solium ou da T. saginata no intestino delgado do hospedeiro definitivo, os humanos.
A CISTICERCOSE é a alteração provocada pela presença da larva (vulgarmente denominada canjiquinha) nos tecidos de hospedeiros intermediários normais, respectivamente suínos e bovinos.
MORFOLOGIA:
1) Verme adulto: A T. saginata e T. solium apresentam corpo achatado, dorsoventralmente em forma de fita, dividido em escólex ou cabeça, colo ou pescoço e estróbilo ou corpo.
Escólex ou cabeça; apresenta quatro ventosas; funciona como órgão de fixação na mucosa do ID do hospedeiro; a da solium é menor do que a da saginata; a solium possui dupla coroa de espinhos a saginata não.
Colo é o pescoço; é a zona de crescimento do parasito ou de formação das proglotes.
Estróbilo é o restante do corpo do parasito. Inicia-se logo após o colo; formado por diversos anéis denominados proglotes .
- À medida que cresce o colo, vai ocorrendo a delimitação das proglotes e cada uma delas inicia a formação dos seus órgãos. Assim, quanto mais afastado do escólex, mais evoluídas são as proglotes.
- São divididas em jovens, maduras e grávidas.
- Cada proglote tem órgão reprodutor masculino e feminino, quando grávidas ficam repletas de ovos.
- Essas proglotes desprendem-se