Teníase e Cisticercose
CISTICERCOSE
Ciclo
Adquirição
Possíveis complicações
Diagnóstico
Prevenção
CICLO
O ciclo começa DA quando o porco ingere os ovos da tênia. Da boca,
TAENIA
SOLIUM esses ovos vão para o estômago onde se tornam larvas oncosféricas e então migram para o intestino delgado e para a musculatura em forma de cisticercos. Comendo a carne contaminada, o indivíduo ingere o cisticerco com o embrião hexacanto,assim ocorre liberação do helminto, que vai para o intestino delgado do homem, onde se torna adulta. Por autofecundação ou por fecundação cruzada entre suas proglotes, tornase grávida. Estima-se que uma proglote grávida pode conter em torno de 60 mil ovos, que são eliminados diariamente.
COMO SÃO ADQUIRIDAS
Teníase
Através da ingestão de carne bovina ou suína mal cozinha e com larvas Cisticercose
Se desenvolve a partir da ingestão de ovos do parasita através, por exemplo, de verduras e legumes mal lavados ou água contaminada.
POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES
Teníase
Cisticercose
Obstrução do apêndice
Deficiência visual
Colédoco
Loucura
Ducto pancreático.
Epilepsia
DIAGNÓSTICO
Teníase
Coleta-se material da região anal e, através do microscópio, diferencia-se morfologicamente os ovos da tênia dos demais parasitas. Além disso, pode ser feito pela observação do paciente, que elimina proglotes espontaneamente nas fezes.
Cisticercose
Exames de imagem, como raios X (identifica apenas cisticercos calcificados), tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética (identificam cisticercos em várias fases de desenvolvimento) apontam suspeitas de cisticercose, a qual pode ser confirmada através de estudos sorológicos específicos (fixação do complemento, imunofluorescência e hemaglutinação) no soro e líquido cefalorraquiano.
SINTOMAS
Teníase
Pode causar desconforto abdominal, náuseas, vômitos, diarréia ou constipação, cólicas intestinais, alterações no apetite, além de mal estar geral, indisposição, fadiga fácil, perda de peso. Além de sinais