tensão superficial da água
Professor: Isaias
Alunas: Alexandra S. Azeredo 201202001-1
Mariana Tobias 201120024-3
Em física, o menisco é a curva em volta da superfície de um líquido que se produz em resposta à superfície de seu recipiente. Esta curva pode ser côncava ou convexa, dependendo se as moléculas do líquido e as moléculas do recipiente se atraem ou repelem, respectivamente.
A concavidade do menisco se origina quando as forças de adesão entre as moléculas de um líquido e as paredes do recipiente que o contém são maiores que as forças de coesão do líquido. Já a forma convexa surge quando as forças de coesão são maiores que de adesão. De fato, a forma do menisco está relacionada com a altura de um líquido através da Lei de Jurin.
A: Menisco côncavo
B: Menisco convexo.
A tensão superficial atua sugando o líquido quando o menisco é côncavo e rejeitando quando é convexo.
Devido a essa característica se dá o fenômeno da capilaridade que, por exemplo, se produz nas plantas para transportar água.
Efeito do diâmetro do tubo na altura do liquido (esq). O Efeito capilar é um dos fenômenos que ajuda a empurra a seiva bruta das raízes ate as partas mais altas da planta (dir.).
A química é importante para realizar a leitura de um líquido em qualquer material volumétrico. Para isto devem coincidir a curva com a graduação, o líquido restante do menisco que fica por cima da graduação geralmente permanece no recipiente.
Menisco na bureta
A força de tensão superficial do líquido contrabalança o peso da coluna do líquido.
(Se a força de adesão for superior à de coesão, o líquido vai interagir favoravelmente com o sólido, molhando-o, e formando um menisco. Se a superfície sólida for um tubo de raio pequeno, como um capilar de vidro, a afinidade com o sólido é tão grande que líquido sobe pelo capilar.
No caso do mercúrio, acontece o contrário, pois este não tem afinidade com o vidro (a força de coesão é