Tensoativo
Disciplina:
Curso: Técnico em Química
Professora: Alexandra Medeiros
Pesquisa
Guaíba, 29 de maio de 2015
Ação dos Agentes Tenso ativos
Entre todos os agentes mutantes e levantes conhecidos, o mais antigo e o mais utilizado é a água. Entretanto, como agente de limpeza é deficiente, pois a água tende a se aglomerar formando gotas esféricas. Este fenômeno conhecido como tensão superficial pode ser entendido como, a força que está sujeita a água na superfície de um líquido (força que impede a miscibilidade entre a água e o ar). A tensão superficial da água é de 72 dinas/cm (20oC). Para que ocorra seu perfeito espalhamento sobre a superfície, é necessário reduzir sua tensão superficial a valores entre 30 a 40 dinas/cm. O agente capaz de promover este tipo de modificação na tensão superficial da água é denominado de tenso ativo e é o principal componente dos detergentes.
O conceito moderno de agentes tenso ativos, ou surfactantes inclui os sabões, os detergentes, os emulsificadores, os agentes umectantes e os agentes penetrantes. Esta atividade de modificar as propriedades de uma camada superficial que separa duas fases em contato está relacionada com a estrutura dos tenso ativos que possuem na mesma molécula uma parte polar, solúvel em água (hidrofílica) e uma parte não polar, insolúvel em água (hidrofóbica).
Portanto, os tenso ativos são compostos constituídos de uma longa cadeia carbônica, sensivelmente insolúvel em água (hidrofóbica), porém solúvel em óleos e gorduras, acompanhadas de um maior ou menor grupo de átomos com poderosa atração pela água.
Na superfície do líquido, a parte hidrofílica da substância tenso ativa adere as moléculas da água, quebrando suas atrações intra-moleculares, reduzindo desta forma, a tensão superficial. Neste momento, a estrutura esférica da gota de água entra em colapso, expandindo a área de contato com a superfície. Como resultado, ocorre um emudecimento mais efetivo. Além de solucionar o problema