Tens de amar o próximo como a ti mesmo
— MATEUS 22:39.
O QUE Deus espera dos que o adoram? Com algumas palavras simples e cheias de significado, Jesus resumiu a resposta. Disse que o maior mandamento é amar a Deus de todo o coração, alma, mente e força. (Mateus 22:37; Marcos 12:30)
2 Jesus disse que o segundo maior mandamento se relaciona com o primeiro: “Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo.” (Mateus 22:39) É a esse mandamento que agora vamos dar atenção, e por bons motivos. Os tempos em que vivemos são marcados por um tipo de amor distorcido e egoísta,e até mesmo pela falta de amor.
‘’Coisas é para serem usadas e pessoas amadas,mas infelizmente coisas estão sendo amadas e pessoas usadas!’’
Em sua descrição inspirada dos “últimos dias”, o apóstolo Paulo escreveu que as pessoas amariam, não umas às outras, mas a si mesmas, ao dinheiro e aos prazeres. Muitos não teriam “afeição natural” ou, como diz certa tradução da Bíblia, não teriam “a costumeira afeição pela família”. (2 Timóteo 3:1-4) Jesus Cristo predisse: “Muitos . . . trairão uns aos outros, e se odiarão uns aos outros. . . . O amor da maioria se esfriará.” — Mateus 24:10, 12.
3 Note, porém, que Jesus não disse que o amor de todos esfriaria. Sempre houve e sempre haverá os que demonstram o tipo de amor que Deus espera e merece. Os que realmente amam a Deus se esforçarão para ver os outros assim como ele os vê. Então quem é o nosso próximo a quem devemos amar? Como devemos mostrar amor ao próximo? As Escrituras nos ajudam a responder essas perguntas importantes.
Quem é meu próximo?
7 Em outra ocasião, um judeu bem versado na Lei perguntou a Jesus: “Quem é realmente o meu próximo?” Em resposta, Jesus contou uma parábola sobre um samaritano que encontrou um judeu que havia sido atacado e roubado por salteadores. Embora os samaritanos em geral fossem desprezados pelos judeus, esse samaritano fez curativo nos ferimentos do homem e o levou a uma