Pedro de Valdívia
Aluna: Isabela Maria Rocha Rodrigues
Professor: Kléber Damaso
Artes do Corpo II
Pedro de Valdívia, La gesta inconclusa. Tryo Teatro Banda.
O grupo conta a história, de Pedro de Valdívia, descobridor chileno que fundou a cidade de Santiago Del Nuevo Extremo e iniciou a conquista do restante do território chileno.
A história é contada de uma forma dinâmica, os três atores sempre em cena, utilizam diversos instrumentos de sopro, corda e percussão, cantam, dançam, realizam mímicas. Utilizando o recurso expressivo do jogral, nos fazendo refletir sobre as conquistas espanholas e como podem ser interpretadas nos dias de hoje, pois por diversas vezes são colocados elementos atuais na narrativa, que oscila entre o cômico e o trágico.
É perceptível o bom trabalho de corpo nos atores, pois assumem diversos personagens durante a peça, com diferentes corpos e vozes, utilizam recurso de dança, mímica, manipulação de boneco e acrobacia (em uma cena). Se revezam nos instrumentos e nas canções, em um espetáculo intenso fisicamente, não demonstram cansaço, mantendo a respiração e voz num mesmo nível do começo ao final. O cenário era formado pelos instrumentos que quando não estavam sendo tocados, assumiam novas formas, como em umas das cenas quando um violão, um baixo e um trombone “viram” grades de uma cela de prisão. O simples cenário também contava com uma mesa e um médio baú, que guardava um Pedro de Valdívia em forma de boneco, utilizado em algumas cenas enquanto os gestos feitos no boneco também eram repetidos pelo ator, a mesa virou lugar para a construção de uma maquete do mapa das terras conquistadas por Pedro, utilizando areias coloridas e pequenos bonecos, o que cria um recurso visual criativo e interessante, a peça pode ser assim definida criativa e interessante, pois mesmo sendo apresentada ao público brasileiro em espanhol (muitos ali presentes no dia da apresentação não falavam a língua) foi compreendida e fortemente