Tenia sp
As tênias também são chamadas de solitárias porque, na maioria dos casos, o portador traz apenas um verme adulto. São altamente competitivas pelo seu habitat .(2)
Os ovos de Taenia sp, conforme anexo 1, são esféricos com 30 μm de diâmetro,possuem casca protetora e embrião interno, e são indiferenciáveis entre as duas espécies. As larvas deste parasita são denominadas cisticercos e podem medir até 12 mm de comprimento. Os vermes adultos podem chegar a medir de 2 a 8 metros de comprimento, e são compostos por: Escólex ou cabeça, Cólo ou pescoço,Estróbilo ou corpo (2), conforme anexo 2.
O homem que possui teníase ou solitária, como também é chamada a doença causada pela presença desse animal no intestino, libera cerca de 40.000 ovos fecundados por anel eliminado nas fezes. Esses ovos contêm embriões denominados oncosferas. O porco, hospedeiro intermediário, ingere os ovos que, ao chegarem no intestino, liberam a oncosfera. A oncosfera atravessa a mucosa digestiva, ganha a corrente sanguínea e se aloja em vários tecidos ou órgãos do animal assemelhando-se a pequenos grãos de arroz, conforme anexo 3. Nesses locais, evolui para um estágio larval, chamado cisticerco.Ao ingerir ovos da tênia em vez de cisticercos, o homem passa a ser hospedeiro intermediário. Quando os ovos sofrem maturação e se tornam cisticercos no organismo humano, podem causar deficiência visual, fraqueza muscular e/ou epilepsia,