Filosofo, Matemático e Fisico
1. Biografia
Sócrates, filósofo grego (Alópece, Grécia, c. 470 a.C. - Atenas, Grécia, 399 a.C.). Sua vida digna e sua morte corajosa, assim como seus ensinamentos, fizeram dele uma das personalidades mais admiradas da história. Sócrates vinha de família humilde era filho de Sophroniscus - motivo pelo qual ele era chamado em sua juventude de Sokrates ios Sōfronískos (Sócrates, o filho de Sophroniscus) um escultor, especialista em entalhar colunas nos templos, e Phaenarete, uma parteira (ambos eram parentes de Aristides, o Justo), ele acreditava que a natureza humana levava as pessoas a agir corretamente e de acordo com o conhecimento.
Durante sua infância, ajudou seu pai no ofício de escultor porém, muitas vezes seus amigos o zombavam, pela sua incapacidade de trabalhar o mármore mesmo quando aparecia uma oportunidade de ajudar o seu pai, sempre acabava atrapalhando tudo seu destino foi apontado, pelo próprio Oráculo de Delfos, como um grande educador. Mas foi somente junto com a sua mãe que ele pôde descobrir sua verdadeira vocação.
Sócrates não deixou nada escrito maior parte das informações sobre sua vida e seus ensinamentos vem das Memoráveis e do Banquete, do historiador Xenofonte; dos diálogos do filósofo Platão; da comédia Nuvens, de Aristófanes; e das obras do filósofo Aristóteles. Xenofonte e Platão foram discípulos de Sócrates; Aristóteles, discípulo de Platão. Aristófanes foi um dramaturgo importante na época de Sócrates. Sócrates era um professor respeitado que se interessava principalmente em ajudar as pessoas a se tornarem boas os diálogos de Platão nos ensinam que Sócrates não se preocupava apenas com a ética, mas também com a lógica e com a teoria das idéias. ;Essa teoria tentava identificar em um objeto ou idéia a qualidade que permanece constante e imutável sócrates vestia-se com simplicidade e era conhecido por sua moderação no comer e no beber.
Era casado com Xantipa, que, segundo a tradição, tinha um péssimo temperamento