Tendnciacrticosocialdoscontedos 120506132437 Phpapp02
704 palavras
3 páginas
Tendência Progressista CríticoSocial dos ConteúdosAcadêmicos: Juliana Vila Verde & Vinícius Costa
Disciplina: Didática I
Professor(a): Míriam Marques
Anápolis, 2012
Tendência Crítico Social dos Conteúdos
A pedagogia crítico social dos conteúdos surge no final dos anos 70 e inicio dos anos 80;
Se põe como uma reação de alguns educadores que não aceitaram a pouca relevância que a pedagogia libertadora dá ao aprendizado do chamado “saber elaborado”.
Tendência Crítico Social dos Conteúdos
Segundo
Libâneo,
esta tendência , diferentemente da libertadora e libertária , acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades sócias.
Fonte:Blog imaginando educação.
Tendência Crítico Social dos Conteúdos
A pedagogia crítico social dos conteúdos assegura a função social e política da escola mediante o trabalho com conhecimentos sistematizados, Afim de colocar as classes populares em condições de uma efetiva participação nas lutas sócias.
Tendência Crítico Social dos Conteúdos
Não basta ter como conteúdos as questões sócias atuais, mas é necessário que se tenha domínio de conhecimentos, habilidades e capacidades mais amplas para que os alunos possam interpretar suas experiencias de vida e defender seus interesses.
Tendência Crítico Social dos Conteúdos
Segundo a tendência progressista crítico social dos conteúdos podemos definir:
Sociedade – é permeada por conflitos e contradições gerados pelas relações que se estabelecem entre grupos e classes sociais com interesses e aspirações diferentes.
Homem – é considerado um ser situado num mundo material,concreto, social e etc,onde cabe transformar , através do conhecimento.
Tendência Crítico Social dos Conteúdos
Conhecimento – é a parte inseparável da pratica social , resultando de trocas que se estabelecem entre o sujeito e o meio natural,social e cultural.
O conhecimento não se baseia no acúmulo de informação, mas sim numa reelaboração mental que se deve traduzir numa ação do