Tendinite do Supra Espinhoso
Tendinite do Supra Espinhoso
É um processo inflamatório do tendão do músculo supra epinhoso, que é a estrutura mais importante do chamado manguito rotadora (músculos do ombro).
A articulação do ombro é composta por cinco articulações separadas por: Glenoumeral ou escapulo-umeral, Esternoclavicular, escapulotorácica, coracoclavicular e acrômioclavicular. Todas essas articulações trabalham sicronicamente para a realização de grandes amplitudes de movimento. O ombro é uma articulação de grande mobilidade e pouca estabilidade.
O manguito rotador é composto pelos músculos supra espinhal, infra-espinhal, redondo menor e sub-esapular. Esse grupo muscular tem a função de estabilizar dinamicamente a cabeça do número na superfície da glenóide.
Lesões no manguito rotador são problemas comuns relacionados à sobrecarga do ombro.
Tendão é uma estrutura fibrosa que liga o músculo ao osso. A inflamação nessa estrutura é denominada tendinite.
O músculo Supra espinhal é um pequeno musculo localizado na acima da espinha da escápula. Tem a função de abduzir a articulação do ombro. Tendinite no musculo supra espinhal é responsável por 27% de afastamento laboral e 18% de indenização por causas trabalhistas na Suécia.
As causas vão desde a repetição do movimento, postura inadequada dos MMSS, movimentação acima do nível do ombro e envelhecimento biológico.
É considerado um problema de saúde publica devido à alta taxa de incidência e afastamento.
Os sintomas são a dor local, calor, rubor, edema na fase aguda e posteriormente temos perda de função tais como força muscular e movimentação. Em casos mais complicados da patologia, o paciente pode apresentar ruptura parcial ou até mesmo total do tendão muscular.
O tratamento medicamentoso da tendinite consiste na utilização de analgésicos e anti-inflamatórios.
Após avaliação cuidadosa do paciente, o tratamento fisioterapêutico consiste na utilização de Ultra Som pulsado. O fisioterapeuta deve atentar-se a usar o