Tendencias da Etica
Questões:
1) Como o autor descreve a crise de valores?
2) O que significa deontologia?
3) Aponte e comente sobre a s três orientações básicas dos códigos de ética?
4) No tópico, “pensando em novos caminhos”, o autor faz algumas perguntas sobre os seres humanos. Como autor responde essas indagações:
a) O que impede os seres humanos de serem felizes apesar de terem conquistado tanto poder?
b) O que explica a tendência cada vez maior de irem de encontro aos valores estabelecidos?
c) Por que os valores atuais não os satisfazem?
Respostas:
1) A demanda reflete a crise de valores em que estamos vivendo, identificada pela falta de decoro, de compostura e de desrespeito às leis e regras sociais. A pratica pedagógica do adestramento e da manipulação estão sendo questionadas, a supremacia da razão e a adesão cega às leis. Já não encontram eco e os seres humanos exigem ser tratados como organismos vivos, capazes de pensar, sofrer, organizarem-se e construírem valores. É neste quadro de crise que se situa o clamor por respeitabilidade, seriedade e justiça social por valores morais. Diante do conflito e do poder que o ser humano passou a vivenciar, sua tendência é de acreditar que pode agir como bem quiser e que não deve seguir nenhum tipo de principio estabelecido. Assim conhecer os princípios normativos que orientam as condutas dos indivíduos enquanto membros de um determinado métier requer não perder de vista sua relação com as condições em que foram produzidos com os valores hegemônicos na sociedade.
2) Deontologia como o tratado dos deveres a ser seguidos em determinadas relações sociais, principalmente nas de caráter profissional. A deontologia ou ética profissional caracteriza-se como um conjunto de normas e princípios que tem por fim orientar as relações dos profissionais com seus pares, desde que seus clientes, com sua equipe de trabalho,