Tendenciaas pedagogicas

2125 palavras 9 páginas
TENDÊNCIAS PEDAGÒGICAS

Na prática docente, é freqüente o questionamento por parte dos alunos acerca do motivo pelo qual estudam química, em que situações irão usar a tabela periódica, visto que nem sempre este conhecimento será necessário na futura profissão. Chassot (1993) comenta que alguns professores também não sabem responder a esta questão, pois nunca pensaram no assunto, ou respondem de forma simplista.
O estudo da química deve-se principalmente ao fato de possibilitar ao homem o desenvolvimento de uma visão crítica do mundo que o cerca, podendo analisar, compreender e utilizar este conhecimento no cotidiano, tendo condições de perceber e interferir em situações que contribuem para a deterioração de sua qualidade de vida. Cabe assinalar que o entendimento das razões e objetivos que justificam e motivam o ensino desta disciplina, poderá ser alcançado abandonando-se as aulas baseadas na simples memorização de nomes e fórmulas, tornando-as vinculadas aos conhecimentos e conceitos do dia- a- dia do educando.
Para Piaget (1996), o conhecimento “realiza-se através de construções contínuas e renovadas a partir da interação com o real”, não ocorrendo através de mera cópia da realidade, e sim pela assimilação e acomodação a estruturas anteriores que, por sua vez, criam condições para o desenvolvimento das estruturas seguintes.
Se, a partir de Piaget (1996), entendermos o real como sendo o universo de objetos - o mundo - com o qual o aluno lida no dia-a-dia, percebe-se a importância do cotidiano na formação destas etapas de construção do conhecimento. Nesta perspectiva, é interagindo com o mundo cotidiano que os alunos desenvolvem seus primeiros conhecimentos químicos.
Ausubel(1982) também enfatiza a necessidade de uma estrutura anterior de conhecimento, denominada subsunçor, que serve como “âncora” para a interpretação incorporação de novos conceitos. Esta “ancoragem” a conhecimentos anteriores dá sentido à nova informação, definindo assim o que chama de

Relacionados

  • Menores Infratores
    4750 palavras | 19 páginas
  • Revistas de Finanças Publicas e Direito Fiscal
    137460 palavras | 550 páginas