Tempos modernos
TEMPOS MODERNOS
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Introdução à Engenharia de Produção do Curso de Engenharia de Produção do Centro de Acadêmicos da Universidade Salgado de Oliveira.
Prof. Augusto Baeta
BELO HORIZONTE
2009
AGRADECIMENTOS ( é opcional )
- Aos familiares, esposa e filhos...............................................................
- A todos os colegas professores e alunos companheiros da lida do dia a dia.
- A Deus por pela vida e saúde.
SUMÁRIO
1 ESTUDO DIRIGIDO FILME TEMPOS MODERNOS – CHARLES chaplin 2
CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS 4
INTRODUÇÃO
Conforme as orientações a introdução deve conter: apresentação do tema, justificativa, objetivo, idéia central e metodologia destacados em parágrafos distintos.
ESTUDO DIRIGIDO FILME TEMPOS MODERNOS – CHARLES CHAPLIN
Charles Chaplin nos mostra nesse filme alguns conceitos de produtividade estabelecidos pelos modelos de produção Taylorismo / Fordismo, logo na primeira cena aparece uma fábrica com grandes máquinas e operários sujos e maus cuidados. Onde cada operário executava somente uma tarefa; característica própria do modelo taylorista, na mesma cena nota-se uma produção em massa através da linha de montagem, estabelecida por um modelo de produtividade denominado Fordismo. Naquela época, segundo Taylor a produção dependia muito da boa vontade do trabalhador, como só trabalhava porque era obrigado, o operário por sua vez, sempre que não estava sob o olhar do patrão ou do contramestre, fazia corpo mole. Baseado na afirmação acima, Chaplin deixa transparecer que a preocupação e o objetivo da classe empregadora era a produtividade e que o aumento desta ocorreria quando aplicava-se o aumento da velocidade do maquinário, percebe-se isso no momento em que o presidente da firma manda o capataz (encarregado) aumentar a