tempos modernos
O filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin, ocorrido em 5 de fevereiro de 1936, no Rivoli Theater de Nova Iorque, início do século XX, época em que se iniciava a Revolução Industrial, onde a produção artesanal foi substituída pela produção em série. Nas primeiras cenas, observamos que a linha de montagem que antes era totalmente artesanal, começa a passar por mudanças, como o invento de máquina que teriam a função de alimentar e evitar o desperdício de tempos de produção.
Esta por sua vez, tinha a finalidade de aumentar a produtividade das fabricas focando apenas na realização das tarefas de forma rápida e eficiente, sem se preocupar com a limitação, e estado física e psicológica do ser humano.
Sendo assim, os operários passavam por graves situações como lesões por realização de uma única tarefa por varias vezes, esgotamento físico e mental tendo que ser ate mesmo hospitalizados para tratamento. Tempos Modernos mostra claramente a mecanização do trabalho e a clara falta de sensibilidade para com o ser humano. A organização era vista como uma máquina e o homem era uma peça do mesmo.
Desenvolvimento -
A origem da palavra trabalho tem sido comumente atribuída ao latim tripalium, instrumento de tortura utilizado para empalar prisioneiros de guerra e escravos fugidios. Assim, em sua própria historia, o trabalho carrega uma carga de esforço e desprazer, o que é compreensível em sociedades onde predominavam o trabalho forçado e que atividades produtivas eram desprezadas e executadas tão somente por escravos como na Grécia e Roma antigas, cabendo aos homens livres a execução de atividades intelectuais ligadas às ciências e às artes.
Segundo Karl Marx (1983, p. 149), pode-se afirmar que o trabalho é o ato que o homem executa visando transformar conscientemente a natureza, é uma ação em que o homem media, regula e controla seu metabolismo com a natureza, é pelo trabalho que o individuo encontra a possibilidade de satisfazer suas necessidades