Tempos modernos
E do que seriam capazes pessoas que alimentam desejos como esse? É pouco provável que você desconheça histórias de imigrantes ilegais que tentaram cruzar as linhas divisórias que separam o México e os Estados Unidos e acabaram presos em cadeias americanas ou deportados para seus países de origem.
Há também relatos de indivíduos que tentaram atingir a costa da Flórida a partir de suas pátrias caribenhas em pequenas e improvisadas embarcações, principalmente provenientes da ilha de Cuba e da ditadura socialista de Fidel Castro.
Outra forma comum de conseguir alçar vôo e chegar aos aeroportos das grandes cidades norte-americanas é a partir da associação feita entre jovens sem perspectivas em seus países e traficantes de drogas.
Nessa “parceria” os “chicos” e “chicas” de países como a Colômbia, a Venezuela, o Equador ou qualquer outra pátria cucaracha oferecem seus corpos como invólucro onde serão depositadas algumas dezenas de embalagens contendo cocaína ou outros tóxicos em troca de passagens e algum dinheiro para ingressarem nos States...
Esses jovens são conhecidos internacionalmente como “mulas”. Arriscam-se a serem capturados e aprisionados para ganhar dinheiro fácil ou então um “visto” de entrada ilegal emitido pelos traficantes rumo a cidades como Nova Iorque, Los Angeles, San Francisco ou Chicago.
Transformam seus corpos em perigosas bombas-relógio já que os pacotinhos que contém as drogas podem estourar a qualquer momento. Não são incomuns os casos em que isso aconteceu e que as pessoas acabaram morrendo muito rapidamente.
Os traficantes, por