Tempos Modernos
Item
Valor ($)
Matéria-prima
2.500.000
Embalagens
600.000
Materiais de consumo
100.000
Mão-de-obra
1.000.000
Salários da Supervisão
400.000
Depreciação das Maquinas
300.000
Energia Elétrica
500.000
Aluguel do Prédio
200.000
Total
5.600.000
O responsável por custos fez o levantamento e as analises necessárias e verificou o seguinte:
Matéria-prima e embalagens: podem ser apropriadas perfeita e diretamente aos quatro produtos, já que foi possível identificar quanto cada um consumiu.
Materiais de consumo: alguns são lubrificantes de maquinas, e não há como associá-los a cada produto diretamente, e outros são de tão pequeno valor que ninguém se preocupou em associá-los a cada produto.
Mão-de-obra: e possível associar parte dela diretamente com cada produto, pois houve uma medição de quanto cada operário trabalhou em cada um e quanto custa cada operário para a empresa. Mas, parte dela refere-se aos chefes de equipes de produção, e não há possibilidade de se verificar quanto atribuir diretamente aos produtos ($ 200.000 dos $ 1.000.000).
Salários da supervisão: muito mais difícil ainda de se alocar por meio de uma verificação direta e objetiva do que a mão-de-obra dos chefes de equipe de produção, já que essa supervisão e a geral da fabrica. Representa esse custo o gasto da supervisão dos chefes de equipes e, por isso mesmo, muito mais difícil e a alocação aos produtos.
Depreciação das maquinas: a empresa deprecia linearmente em valores iguais por período, e não por produto. Haveria possibilidade de apropriar diretamente a cada produto se a depreciação fosse contabilizada de outra forma.
Energia elétrica: parte dela e possível alocar a três dos quatro produtos, já que a maquina que mais consome forca possui um medidor próprio, e a empresa faz verificações de quanto consome para cada item elaborado. Porem, o resto da energia só e medido globalmente, e não há forma direta de alocação ($ 350.000