Tempos modernos
O Filme “Tempos Modernos” está relacionado com o pensamento de Frederick Taylor, pelo seu excesso de rigidez, de especialização e de mecanização do homem para racionalização do trabalho em busca da máxima produtividade.
2- Escolha 3 (três) cenas do filme que representem cada uma das Escolas Clássicas ( escola do Processo, Escola da Burocracia e Escola da Administração Científica). Descreva a cena, indique qual escola ela representa e comente, com base na teoria de cada Escola, o porquê de sua escolha.
- Administração Cientifica: No filme “Tempos Modernos”, na cena em que uma empresa apresenta a máquina que a pessoa pode comer sem ter necessidade de parar a produção, representa a Escola de Administração Científica que busca a máxima produtividade de forma racional.
- Escola do Processo: A cena da produção onde cada operário realiza tarefas específicas e repetitivas, representa a Escola do Processo onde o seu primeiro princípio é a designação de tarefas especificas para cada individuo, resultando na especialização das funções e separação dos poderes.
- Escola da Burocracia: Para Max Weber, da Escola da Burocracia, as organizações são como máquinas impessoais que funcionam de acordo com regras racionais, onde a autoridade possibilita a obtenção da obediência com precisão, continuidade, disciplina, rigor e confiança. Esse pensamento de Max Weber é representado na cena que o diretor da empresa exerce autoridade de aumento da produção ao comandante das máquinas, e este lhe presta obediência.
3 - O filme continua atual? O filme “Tempos Modernos” é uma das lendas cinematográficas do cinema mundial, pois retrata um universo paralelo entre a arte e a história. Dentro da História da Administração, o filme enfatiza os princípios da Administração, conhecidos inicialmente por Taylor e Fayol, dentre os quais são responsáveis pela Escola do Processo